Teste Rápido: Efeitos do café para a saúde

Dra. Yasmine S. Ali; Dra. Helmi L. Lutsep; Dr. Romesh Khardori, Ph.D.; Dr. Bhupinderjit S Anand; Dr. Stephen Soreff; Dr. Elwyn C. Cabebe

Notificação

22 de fevereiro de 2022

Em comparação a não tomar café, tomar seis xícaras por dia tem sido associado a um risco 33% menor de diabetes tipo 2. Outro estudo descobriu que cada xícara adicional de café consumida diariamente pode contribuir para uma redução de 7% do aumento do risco de diabetes tipo 2. Por outro lado, a diminuição do consumo tem sido associada a maior risco de diabetes tipo 2. Até mesmo o café descafeinado mostrou-se benéfico.

Tomar café fervido não parece ser tão benéfico como tomar café filtrado para a prevenção do diabetes tipo 2. O café fervido é feito com grãos de café moídos grosseiramente que são adicionados diretamente à água. Por este método são feitos o café turco e grego e as bebidas à base de café expresso, as mais comuns no sul da Europa. Em um estudo sueco, adultos que tomavam duas a três xícaras de café filtrado por dia tiveram 58% menos risco de ter diabetes tipo 2 em 10 anos do que os que tomavam menos de uma xícara de café filtrado por dia (quartil mais baixo) após o ajuste por vários fatores de confusão (razão de chances de 0,42; intervalo de confiança de 95%, de 0,23 a 0,75). O efeito protetor de beber essa grande quantidade sobre o risco de ter diabetes tipo 2 não foi observado com o café fervido. Os efeitos protetores do café podem ser mais fortes quando tomados no almoço.

Saiba mais sobre a prevenção do diabetes tipo 2.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....