Covid-19: Resumo da semana (5 a 11 de fevereiro)

Equipe Medscape Professional Network

11 de fevereiro de 2022

Neste artigo

A semana das vacinas

Na manhã sexta-feira (11), mais de 152.012.601 pessoas completaram o esquema vacinal, com duas doses ou dose única de uma vacina anticovídica (70,76% da população). Ao todo, 168.105.159 pessoas estão parcialmente imunizadas com uma das doses necessárias (78,25% da população).

A dose de reforço foi aplicada em 54.423.666 pessoas (33,64% da população). Na faixa etária entre cinco e 11 anos, 4.779.362 pessoas tomaram a primeira dose (23,61% dessa população). Os dados são do consórcio de veículos que monitora a pandemia no Brasil.

O impacto da demora na vacinação infantil

Dados oficiais recentes mostram que as internações na faixa etária de zero a 19 anos passaram de 697 em janeiro do ano passado para 2.122 em dezembro deste ano. No entanto, a precisão dos dados é questionada por causa dos problemas nos registros em decorrência do ataque cibernético aos sistemas do Ministério da Saúde em 10 de dezembro.

Até o momento, menos de 14,37% da população entre 5 e 11 anos foram vacinados. Desde o início da pandemia, mais de 11.000 crianças nessa faixa etária foram hospitalizadas por covid-19 e houve 591 mortes pela doença. Mesmo assim, na terça-feira (8), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a dizer aos jornalistas que a vacinação das crianças não é obrigatória.

“Os números destacam a importância de acelerar a vacinação contra o novo coronavírus em crianças”, disse aos jornais o Dr. Renato Kfouri, da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Quarta dose?

Pelo menos um estado – o Mato Grosso do Sul – deu início à vacinação com a quarta dose de um imunizante contra a covid-19. A dose adicional está sendo administrada a idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. Os governos do Espírito Santo, Acre e Ceará estudam a aplicação de uma quarta dose de vacina em razão da alta internação e mortes entre idosos.

No dia 9, em entrevista à Rádio Eldorado, o governador de São Paulo afirmou que a quarta dose será dada “independentemente de haver ou não recomendação do Ministério da Saúde”. Mais tarde, em entrevista coletiva, disse que a quarta dose está em estudo e não informou data para o início dessa vacinação. Segundo o secretário estadual da Saúde de São Paulo, o estado tem cerca de 2 milhões de pessoas sem o esquema vacinal completo a serem imunizadas antes de uma quarta dose.

Vacina parece segura em casos de doença reumática e musculoesquelética

Estudo que analisou registros de 30 países revelou uma probabilidade de exacerbação < 5% em pacientes com doença reumática e musculoesquelética. Eventos adversos e infecção após o ciclo vacinal completo também foram raríssimos.

O vírus desafia a nossa imunidade. Como vamos responder?

O Jornal da USP entrevistou um time de imunologistas para falar sobre os trunfos que a ciência já reuniu na disputa com o vírus SARS-CoV-2 e quais são os impasses a serem superados no desenvolvimento das vacinas anticovídicas. A reportagem também aborda as estratégias do SARS-CoV-2 para driblar o sistema imune e descreve as nossas linhas de defesa.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....