Lisboa – Portugal é o primeiro país do mundo a habilitar a solicitação de atendimento médico domiciliar por meio do aplicativo Uber Eats, o popular serviço de entrega de refeições.
O serviço, batizado de “Médico em Casa”, está disponível em três modalidades: consulta médica em casa (80,00 euros), por videochamada (20,00 euros) e por telefone (20,00 euros).
Os pedidos são feitos pelo aplicativo da Uber Eats, mas o atendimento é efetuado por outra empresa, a Ecco-Salva Medical Services, especializada em serviços médicos ao domicílio.
Antes de finalizarem a encomenda da consulta médica na plataforma, os utilizadores são alertados de que o serviço é prestado por outra empresa. Para concluir a compra, é preciso assinalar que se está ciente de que “a função da Uber é limitada a um intermediário”.
Inicialmente, o serviço de médico em casa estará disponível apenas na Área Metropolitana de Lisboa. É possível fazer o pedido a qualquer hora do dia, de segunda a domingo.
Por enquanto, estão disponíveis apenas consultas de clínica geral.
De acordo com a empresa, a ideia é expandir o serviço rapidamente para outras regiões de Portugal. Os responsáveis adiantaram que também devem disponibilizar, em breve, serviços de enfermagem e de fisioterapia.
Em um comunicado, Diogo Aires Conceição, diretor-geral da Uber Eats em Portugal, sublinha o momento de “imensos desafios de saúde pública” e diz que este é um passo importante para que a plataforma vá além do seviço de entrega de refeições.
Ainda não é possível utilizar convênios médicos nas consultas solicitadas pelo aplicativo.
Apesar da novidade no âmbito da plataforma, a possibilidade de solicitar atendimento ao domicílio ou via telemedicina já é bastante cosolidada em Portugal. Nos últimos dois anos, a pandemia de covid-19 acelerou a implementação da telemedicina, que passou a ser popular tanto no público quanto no privado.
Em Portugal, o fato de haver um sistema amplo de emissão de prescrições eletrônicas, enviadas via SMS, garante também que os pacientes tenham fácil acesso à medicação prescrita.
Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube
Créditos:
Imagem principal: Dreamstime
Medscape Notícias Médicas © 2022
Citar este artigo: Novidade em Portugal: agora dá para ‘pedir um médico’ pela Uber Eats - Medscape - 1 de fevereiro de 2022.
Comente