O melhor do ACC/New York Cardiovascular Symposium 2021

Dr. Fabiano M. Serfaty

Notificação

11 de janeiro de 2022

Neste artigo

3. Obesidade: novos medicamentos e novas abordagens

A palestra Obesity – From Genetics & Behavior to Pharmacotherapy & Bariatric Surgery, ministrada pelo médico Dr. W. Timothy Garvey, abordou os novos tratamentos da obesidade.

As atuais evidências científicas indicam que muitas complicações decorrentes da obesidade, como o diabetes tipo 2, podem ser reversíveis com a perda de 10% a 20% do peso inicial do paciente. Para atingir este objetivo, alguns medicamentos podem ser de grande auxílio; como é o caso da a semaglutida (2,4 mg/semana via subcutânea), que foi aprovada em junho de 2021 pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos.

O tratamento da obesidade deve ter como um dos pilares a redução da resistência à insulina, que, se não for tratada, pode causar síndrome metabólica, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, esteatose hepática, câncer e aumento da mortalidade por todas as causas.

Outros medicamentos promissores, como a tirzepatida, um polipeptídeo inibidor gástrico duplo (GIP), e o agonista do receptor do peptídeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1, sigla do inglês Glucagon-Like Peptide-1), promovem uma perda ponderal de aproximadamente 12% em pacientes com diabetes tipo 2, o que excede a perda ponderal alcançada com o uso da semaglutida, podendo ser muito úteis na luta contra a obesidade.

Para lembrar:

A importante mensagem desta apresentação é que a obesidade é uma doença crônica, que precisa ser tratada não apenas na fase da perda ponderal, mas também na fase de manutenção do peso saudável do paciente.

Referência:
ACC/New York Cardiovascular Symposium 2021 SESSION IV: TRENDS AND CHALLENGES OF APPROACHING PREVENTION - HEALTH FACTORS
Obesity - From Genetics & Behavior to Pharmacotherapy & Bariatric Surgery
W. Timothy Garvey, MD

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....