O melhor do ACC/New York Cardiovascular Symposium 2021

Dr. Fabiano M. Serfaty

Notificação

11 de janeiro de 2022

Neste artigo

Dr. Fabiano M. Serfaty

Nesta seção o Dr. Fabiano M. Serfaty resume alguns dos principais estudos que se destacaram recentemente na literatura médica na área de Diabetes e Endocrinologia.

1. Nova era no tratamento do diabetes

A apresentação Diabetic Agents – From Metformin to SGLT2 Inhibitors & GLP1 Receptor Agonists, realizada em 11 de dezembro pelo médico Dr. David Preiss, Ph.D., do Reino Unido, focou no tratamento do diabetes e nos ensaios clínicos mais recentes que respaldam o uso de novas medicações para a redução do risco de morte cardiovascular.

Segundo o palestrante, os estudos avaliando terapias para o diabetes realizados entre 1990 e 2000 foram majoritariamente voltados para o controle glicêmico por meio da verificação da hemoglobina glicada (HbA1c). Os ensaios clínicos mais recentes mudaram essa abordagem, e atualmente são focados na redução de eventos adversos cardiovasculares maiores (MACE, sigla do inglês Major Adverse Cardiovascular Events) e de doenças microvasculares, como a nefropatia.

Esta mudança ocorreu principalmente em função do posicionamento da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, publicado em 2008, que passou a exigir evidências de segurança cardiovascular em todos os ensaios clínicos que avaliassem qualquer tratamento do diabetes.

Para lembrar:

Em sua apresentação, que teve um enfoque prático, o Dr. David defendeu que as decisões terapêuticas podem e devem considerar a presença de certas comorbidades, como insuficiência cardíaca e doença renal crônica, sempre reiterando que a metformina permanece como primeira linha para a maioria dos pacientes com diabetes tipo 2. A apresentação também chamou atenção para o grande benefício da combinação associado ao uso de inibidores do cotransportador 2 de sódio-glicose (SGLT2, sigla do inglês Sodium-Glucose Cotransporter-2) e agonistas do peptídeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1, sigla do inglês Glucagon-Like Peptide-1).

Referência:
ACC/New York Cardiovascular Symposium 2021 SESSION IV: TRENDS AND CHALLENGES OF APPROACHING PREVENTION - HEALTH FACTORS Diabetic Agents - From Metformin to SGLT2 Inhibitors & GLP1 Receptor Agonists
David Preiss, MD ChB, PhD.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....