Soluços refratários e perda da coordenação motora: qual é o diagnóstico?

Ajith Goonetilleke

Notificação

10 de janeiro de 2022

Nota da editora:

A série Casos Clínicos aborda doenças difíceis de diagnosticar, algumas das quais não são vistas com frequência pela maioria dos médicos, mas é importante poder reconhecer com precisão. Teste a sua capacidade diagnóstica e terapêutica com o caso desta paciente e as perguntas correspondentes.

Contexto

Mulher de 34 anos chega ao pronto-socorro com história de cefaleia periauricular direita há três dias, irradiando para a região temporal. Hoje estava sentada no trabalho quando subitamente sentiu vertigem, sensação de desconforto na faringe e de ardência nos membros superior e inferior esquerdos. Ao tentar levantar e andar, os membros superior e inferior direitos não se moviam de forma normal e coordenada.

Até então a paciente era saudável e não tomava nenhum medicamento regularmente. Informou que não fuma ou bebe. Refere fazer exercícios aeróbicos de forte intensidade quase diariamente. Sua mãe e vários parentes do lado materno têm hipertensão arterial sistêmica.

Exame físico e propedêutica

Ao exame físico, a paciente apresenta temperatura oral de 37,0 °C. Frequência cardíaca regular com 86 batimentos por minuto (bpm). Pressão arterial de 164 × 90 mmHg e ausculta cardíaca com bulhas normofonéticas sem ruídos adventícios. Ausência de sopro arterial na região cervical.

São observadas crises prolongadas de soluços. A paciente não consegue ficar de pé por causa de uma sensação intensa de desequilíbrio. Ptose e miose à direita. Nistagmo horizontal sustentado, evocado pelo olhar para a esquerda e para a direita, com nistagmo descendente ao olhar para baixo. Refere leve sensação de agulhadas e temperatura na hemiface direita. O lado direito também apresenta comprometimento do movimento do palato e do reflexo de vômito. Os movimentos da língua estão normais.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....