A tromboembolia venosa pode ser uma complicação potencialmente grave da hospitalização, com cerca de 50% de todos os casos sendo resultado de internação hospitalar atual ou recente. [1,2,3] Este risco pode ser modificado por meio da devida intervenção médica, mecânica e/ou farmacológica, porém, uma tromboprofilaxia inadequada não apenas não reduz a taxa de tromboembolia venosa como pode causar danos ao paciente. [4] Portanto, o equilíbrio entre os riscos e benefícios de cada intervenção deve ser avaliado de acordo com o quadro clínico do paciente.
Em fevereiro de 2022, a American Society of Hematology (ASH) publicou, em conjunto com 12 sociedades latino-americanas de hematologia, dentre elas, a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), diretrizes baseadas em evidências atualizadas para prevenção primária da tromboembolia venosa adaptadas aos sistemas de saúde e pacientes locais. [5,6]
Você sabe identificar quando a tromboprofilaxia pode ser benéfica para os pacientes? Verifique os seus conhecimentos com este teste rápido.
Medscape © 2022
Citar este artigo: Teste Rápido: Tromboembolia venosa - Medscape - 28 de junho de 2022.
Comente