Médicos e a indústria farmacêutica

Dr. Sivan Mauer; Dr. Marco Antonio Bessa 

Notificação

9 de dezembro de 2021

A relação entre os médicos e a indústria farmacêutica precisa ser cautelosa, afinal, é preciso entender quais são os limites morais do relacionamento e o que os médicos, residentes e estudantes de medicina precisam saber para adquirir conhecimento técnico, porém com segurança e ética. Compreender os vieses presentes nos estudos promovidos pela indústria, por exemplo, é fundamental para construir um pensamento crítico. 

Neste episódio do Conversa de Médico o Dr. Sivan Mauer, psiquiatra e advisor do Medscape em português, e o Dr. Marco Antonio Bessa, também psiquiatra e chefe do departamento de psiquiatria e medicina forense da Universidade Federal do Paraná (UFPR) discutem a respeito do papel do médico na relação com a indústria, e quais são as dicas e os cuidados para que esse relacionamento seja positivo e seguro para a prática clínica. 

O Dr. Sivan Mauer sugere a seguinte referência sobre o tema: 

  1. DeJong C., Aguillar T., Tseng C. W., et al. Pharmaceutical Industry–Sponsored Meals and Physician Prescribing Patterns for Medicare Beneficiaries. JAMA Intern Med. 2016;176(8):1114-1122. doi:10.1001/jamainternmed.2016.2765. 

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube 

processing....