A terceira edição da Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD-3, do inglês International Classification of Sleep Disorders ) revisou a definição de insônia em 2014, subclassificando a doença como de curto prazo, crônica ou outras.
No passado, a insônia crônica era definida como primária ou como comorbidade. Este sistema foi atualizado porque não orientava o diagnóstico ou as opções terapêuticas suficientemente bem. Chamar a insônia de comorbidade pode sugerir que seja um quadro secundário, que se resolverá com o tratamento da doença primária; na realidade, entretanto, as cognições e os comportamentos que se manifestam na insônia devem ser tratados independentemente do diagnóstico de outra doença clínica ou psiquiátrica.
A insônia também pode ser classificada como crônica, presente por pelo menos um mês, ou aguda ou transitória, podendo durar dias a semanas.
Saiba mais sobre a insônia.
Medscape © 2021 WebMD, LLC
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.
Citar este artigo: Teste rápido: Apresentação e diagnóstico da insônia - Medscape - 6 de dezembro de 2021.
Comente