Uma conversa franca sobre câncer de mama

Dra. Aline Serfaty;  Dra. Maria Gabriela Baumgarten Kuster Uyeda

Notificação

29 de outubro de 2021

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos por ano. No Brasil, ele também é o tipo mais incidente em mulheres depois do câncer de pele não melanoma. As taxas são mais elevadas nas regiões Sul e Sudeste e menores na região Norte. Em 2021, estima-se que ocorrerão cerca de 66.000 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de cerca de 44 casos por 100.000 mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2020).

Este episódio do Conversa de Médico fala de câncer de mama. Não porque é outubro (já estamos no fim do mês), mas porque é preciso, sempre, compartilhar informações que promovam uma maior a conscientização sobre a doença.

Além de dados recentes sobre diretrizes de rastreamento, escores de risco e tratamentos disponíveis para os tumores da mama, as Dras. Aline Serfaty, radiologista, e Maria Gabriela Baumgarten Kuster Uyeda, ginecologista e obstetra – ambas advisors do Medscape em português ­– conversam com a Dra. Erika Antunes, radiologista, sobre a experiência pessoal dela como paciente com câncer de mama. Uma história com final feliz, mas que ilustra bem as dificuldades e medos enfrentados por uma mulher ao receber o diagnóstico da doença. Aperte o play e escute o episódio.

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

processing....