Dois novos preditores de gravidade e mortalidade em diabéticos com covid-19

Dr. Fabiano M. Serfaty

Notificação

14 de setembro de 2021

Neste artigo

Dr. Fabiano M. Serfaty

Nesta seção o Dr. Fabiano M. Serfaty resume alguns dos principais estudos que se destacaram recentemente na literatura médica na área de Diabetes e Endocrinologia.

1. Posicionamento conjunto sobre o bem-estar do médico

Foi publicado recentemente no periódico European Heart Journal um importante posicionamento conjunto das entidades American College of Cardiology, American Heart Association, European Society of Cardiology e World Heart Federation sobre o bem-estar do médico. O documento aborda as necessidades globais de melhorias na saúde.

O bem-estar do médico requer uma abordagem multifatorial para que esta seja efetiva na prática clínica diária. Para apoiar isto, as sociedades médicas precisam investir em programas que foquem no bem-estar do médico. Além disso, as organizações de saúde precisam fornecer aos profissionais uma estrutura que permita relatos confidenciais sobre maus-tratos e também precisam desestigmatizar o atendimento psiquiátrico de todos os médicos.

A avaliação regular do esgotamento (burnout) é essencial para entender o desempenho do médico.

Bem-estar do médico é descrito como uma experiência satisfatória com o trabalho, associada a um sentimento de propósito e realização profissional. Por outro lado, o burnout é um fenômeno ocupacional definido como exaustão emocional, despersonalização e baixa autoestima, que está relacionado a um ambiente de trabalho estressante. O burnout é um sinal de sofrimento psíquico e uma importante barreira para a saúde mental do médico. Este quadro pode ser concomitante a outras doenças psiquiátricas comuns como ansiedade e depressão.

Para lembrar:

Como médicos, nos esforçamos diariamente para melhorar a saúde de nossos pacientes, mas está cada vez mais claro que o nosso próprio bem-estar é um componente essencial do tratamento do paciente e do nosso bem-estar físico e mental.

Referência:
Mehta, L., Elkind, M., Achenbach, S., Pinto, F., & Poppas, A. (2021). Clinician Well-Being—addressing global needs for improvements in the health care field: a joint opinion from the American College of Cardiology, American Heart Association, European Society of Cardiology, World Heart Federation. European Heart Journal42(33), 3122-3126. doi: 10.1093/eurheartj/ehab346

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....