Dados tranquilizadores sobre resultados de longo prazo em crianças com SIM-P

Jennifer Garcia

Notificação

10 de setembro de 2021

Nota da editora: Veja as últimas notícias e orientações sobre a covid-19 em nosso  Centro de Informações sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2.

A maioria das crianças que desenvolve a síndrome inflamatória multissistêmica (SIM-P) após a infecção pelo SARS-CoV-2 se recupera relativamente rápido e sem sequelas significativas, de acordo com uma correspondência de pesquisa publicada on-line em 30 de agosto no periódico JAMA Pediatrics.

"Os resultados desta pesquisa oferecem alguma garantia, como tem sido o caso com outros relatórios longitudinais, de que grande parte das crianças com SIM-P se recuperam da doença com pouquíssimas sequelas", disse a Dra. Kanwal M. Farooqi, médica cardiologista pediátrica da Columbia University Irving Medical Center, nos Estados Unidos.

“Isso acontece apesar da gravidade da apresentação clínica inicial, que pode ser bastante significativa, com sinais de inflamação sistêmica, hipotensão e necessidade de terapia intensiva”, continuou a Dra. Kanwal, que não participou do estudo.

Dado que pouco se sabe sobre os efeitos em médio e longo prazo da SIM-P após a infecção pelo SARS-CoV-2, Patrick Davies, do Nottingham University Hospitals NHS Trust, no Reino Unido, e colaboradores revisaram os dados de uma das primeiras coortes nacionais multicêntricas de crianças no Reino Unido. A coorte incluiu crianças internadas no hospital antes de 10 de maio de 2020, e a análise foi baseada em dados de 68 de 76 (89%) pacientes da coorte sobrevivente inicial. Informações sobre readmissões nos cuidados intensivos e consultas de acompanhamento ambulatorial até 1º de abril de 2021 (um ano após a admissão) foram incluídas na análise.

Os resultados laboratoriais gerais pareciam normais para a maioria das crianças 50 dias após a admissão, incluindo neutrófilos, plaquetas, ferritina, creatinina e alanina transaminase. Apenas 3% (2/65 resultados de exames) das crianças mostraram níveis elevados de proteína C reativa, 3% (2/59 resultados de exames) para D-dímero e 2% (1/60 resultados de exame) para troponina.

Com base nos dados ecocardiográficos, 14 dos 19 pacientes que apresentaram aneurisma tiveram resolução do quadro. Nove dos 10 pacientes que apresentaram artérias coronárias "brilhantes" tiveram resolução e apenas um progrediu para aneurisma de artéria coronária não resolvido no último acompanhamento em 86 dias após a admissão. Todos os 38 pacientes que apresentaram alteração da função cardíaca sem aneurisma se recuperaram até o dia 74.

Dos seis pacientes com alterações ecocardiográficas em curso, todos tinham alterações aneurismáticas observadas em ecocardiogramas realizados entre 86 e 336 dias após a admissão. Os autores ficaram surpresos ao descobrir que os níveis de troponina neste grupo foram mais baixos quando comparados com outros na coorte (0,06 ng/mL; intervalo interquartil de 0,02 a 0,418 ng/mL versus 0,157 ng/mL; 0,033 a 0,81 ng/mL; P = 0,02).

Esses seis pacientes tinham entre 0 e 13 anos (idade mediana: 8,75 anos); 5 eram meninos afro-caribenhos e 1 era uma menina branca.

Os pesquisadores reconheceram que, apesar de vir de um conjunto de dados de abrangência nacional, a interpretação desses dados é limitada devido ao pequeno tamanho da coorte e à falta de um protocolo de acompanhamento padronizado disponível na época.

Quando questionada sobre como esses dados podem informar a orientação de acompanhamento para crianças pós-infecção covid-19, a Dra. Kanwal disse: "Apesar de os dados que vimos nos últimos meses sugerirem que os pacientes se recuperam de forma relativamente rápida da SIM-P, eu acredito que seja razoável avaliá-los em intervalos de seis meses durante o segundo ano, até que tenhamos mais informações sobre os resultados de longo prazo".

Os autores do estudo e a Dra. Kanwal informaram não ter conflitos de interesses.

JAMA Pediatr. Publicado on-line em 30 de agosto de 2021. Correspondência de pesquisa

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....