Resumo do mês em diabetes e endocrinologia: dois estudos e uma aprovação

Dr. Fabiano M. Serfaty

Notificação

17 de agosto de 2021

Neste artigo

3. Europa aprova dapagliflozina para tratar adultos com doença renal crônica sem diabetes

Na esteira da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, que aprovou o uso de dapagliflozina (Forxiga) em adultos com doença renal crônica sem diabetes, agora a European Medicines Agency (EMA) também aprova o uso do medicamento para esta indicação nos países da União Europeia.

A aprovação é baseada nos resultados do estudo DAPA-CKD, que foi publicado no periódico The New England Journal of Medicine. Os resultados deste estudo demostram que o tratamento com 10 mg dapagliflozina uma vez ao dia, reduziu o risco relativo em 39% de incidência de desfecho renal e cardiovascular combinado durante uma mediana de 2,4 anos de acompanhamento, com uma redução do risco absoluto de 5,3%. Os pacientes apresentam taxa de filtração glomerular estimada de 25 a 75 mL/min/1,73m2.

Para lembrar:
A dapagliflozina está aprovada na União Europeia e nos EUA para tratar adultos com doença renal crônica sem diabetes.

Referência:
diabetes, F. (2021). Forxiga approved in the EU for the treatment of chronic kidney disease in patients with and without type-2 diabetes. Retrieved 14 August 2021, from https://www.astrazeneca.com/media-centre/press-releases/2021/forxiga-approved-in-the-eu-for-ckd.html

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....