Teste rápido: Doenças sanitárias

Dr. Richard H. Sinert

Notificação

27 de julho de 2021

As cáries dentárias costumam ser causadas por má higiene oral. A infecção odontogênica não é, na maioria das vezes, uma doença potencialmente fatal; entretanto, se a infecção odontogênica se propagar para os planos das fáscias, os pacientes correm risco de evoluir com sepse, comprometimento das vias respiratórias (como na angina de Ludwig ou no abscesso retrofaríngeo) e infecção odontogênica.

A infecção do espaço mastigador sempre cursa com trismo por infecção do terceiro molar inferior. Grandes abscessos podem invadir os espaços parafaríngeos posteriores. Os pacientes podem precisar de intubação nasotraqueal por fibra óptica enquanto estiverem acordados.

A infecção pericoronária ocorre durante a erupção do dente ou em um dente parcialmente traumatizado quando o tecido que reveste a coroa do dente se torna inflamado e infectado. Pode haver formação de abscesso, exigindo incisão e drenagem. O dente em si não costuma ficar comprometido.

A infecção do espaço retrofaríngeo é identificada por rigidez cervical, faringite, disfagia, voz abafada com estridor e possível propagação para o mediastino. Estas infecções decorrem da infecção dos molares. Com propagação para regiões cervicais mais profundas, pode haver sinais e sintomas de lesão do nervo vago, síndrome de Horner e lesão do par craniano inferior. A infecção neste espaço é mais comum nas crianças com menos de quatro anos.

A angina de Ludwig (chamada de angina em função da sensação de asfixia e sufocação) é caracterizada por edema com induração decorrente de celulite de rápida disseminação nos espaços sublingual, submentoniano e submandibular, com elevação da língua e macroglossia, salivação e obstrução das vias respiratórias. A etiologia é odontogênica na grande maioria dos casos e geralmente inicia no segundo ou terceiro molar inferior. Se a infecção se propagar através do espaço bucofaríngeo (entre o músculo estiloglosso e o músculo constritor médio e superior da faringe), é possível haver infecção retrofaríngea e mediastinal por contiguidade.

As cáries dentárias podem ser evitadas pela escovação diária e uso do fio dental, bem como de enxaguatório bucal antibacteriano, a fim de reduzir a quantidade de bactérias na boca.

Leia mais sobre a infecção odontogênica.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....