Podcast

Desafios e delirium na UTI de covid-19

Dr. Sivan Mauer

Notificação

15 de julho de 2021

Nota da editora: Veja as últimas notícias e orientações sobre a covid-19 em nosso Centro de Informações sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 .

O reumatologista Bruno Zardo conta que sempre gostou de trabalhar em hospital. Por conta disso, mesmo bem estabelecido na prática privada, ele seguiu dando plantões eventuais em unidades de tratamento intensivo (UTI) e em pronto-atendimentos de hospitais da cidade onde vive – Ponta Grossa, no interior do Paraná. Quando a situação da pandemia piorou, em questão de semanas, o que era para ser um plantão eventual se transformou em um trabalho em tempo integral, física e emocionalmente intenso.

Em entrevista ao Dr. Sivan Mauer, psiquiatra e advisor do Medscape, o Dr. Bruno relata a experiência de se ver imerso em um ambiente com o qual ele tinha pouca familiaridade, tratando pacientes graves. Com a carga de trabalho intensa, vieram a necessidade de lidar com a escassez de recursos, mas também a experiência de atuar em tempo real com uma equipe multidisciplinar, que precisava funcionar – e funcionava – de forma sincronizada para manter o cuidado dos pacientes.

No meio dessa “zona de guerra”, dois desafios sobressaíram: a ventilação adequada dos pacientes internados na UTI e o desmame da ventilação mecânica por conta de delirium, um quadro agudo comum em pacientes entubados, e pouco reconhecido pela equipe médica da UTI.

A partir do que aprendeu e conseguiu implementar no serviço onde atua, o Dr. Bruno oferece algumas sugestões de como lidar com o delirium na UTI de covid-19, desde medidas comportamentais, até os tratamentos medicamentosos que podem possibilitar a redução do quadro.

Referências dos estudos citados neste episódio:

1. Salluh, J. I. et al. Delirium epidemiology in critical care (DECCA): An international study. Crit. Care 14, R210 (2010).

2. Pun, B. T. et al. Prevalence and risk factors for delirium in critically ill patients with COVID-19 (COVID-D): a multicentre cohort study. Lancet Respir. Med. 9, 239–250 (2021).

3. Khan, S. H. et al. Delirium Incidence, Duration, and Severity in Critically Ill Patients With Coronavirus Disease 2019. Crit. Care Explor. 2, e0290 (2020).

4. Oliveira, E. et al. ICU outcomes and survival in patients with severe COVID-19 in the largest health care system in central Florida. PLoS One 16, 1–14 (2021).

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

processing....