Homem de 29 anos sexualmente ativo com jato urinário fraco

Liana Meffert; Dr. Paul Gellhaus

Notificação

5 de julho de 2021

Nota da editora: A série Casos Clínicos aborda doenças difíceis de diagnosticar, algumas das quais não são vistas com frequência pela maioria dos médicos, mas é importante poder reconhecer com precisão. Teste a sua capacidade diagnóstica e terapêutica com o caso deste paciente e as perguntas correspondentes.

Contexto

Homem de 29 anos apresenta história de diminuição do jato urinário há quatro meses, com início súbito e sem eventos deflagradores. Nega dificuldade de iniciar ou interromper a micção, mas sente que não consegue esvaziar completamente a bexiga. Refere esforço para urinar e aumento da frequência miccional, sem nictúria ou disúria. Marcou 20 pontos (grave) no índice de sintomas da American Urologic Association (AUA), questionário que avalia a gravidade dos sintomas urinários. [1]

Nega febre, calafrios, hematúria macroscópica ou dor no flanco. Não tem história de lesão por “queda em montaria” nem trauma na região genital.

O paciente informa manter relações sexuais com uma única parceira nos últimos três anos, sem usar preservativos. Nega outros contatos sexuais nos últimos seis meses. Sua saúde é boa e não tem história de tabagismo. Nega uso regular de bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas. Tem história familiar de câncer de bexiga, diagnosticado em sua mãe aos 45 anos de idade e em sua irmã aos 30 anos. Já teve diagnóstico de doença do refluxo gastroesofágico. Nega história de cirurgia.

Exame físico e propedêutica

Ao exame, o paciente está vígil e orientado, tranquilo, cooperante e afebril. Frequência cardíaca de 74 batimentos por minuto em dois tempos, bulhas normofonéticas. Pressão arterial de 118 × 75 mmHg. Pulmões limpos. Ele não apresenta dor à palpação do ângulo costovertebral; é circuncidado e sem obstrução no meato uretral.

Sua urina está translúcida e amarelo-clara. O exame de urina revela:

  • pH urinário: 6 (valor de referência: < 9)

  • Densidade: 1.01 (intervalo de referência: de > 1 a < 1,03)

  • Glicose, corpos cetônicos e proteína: negativo

  • Sangue: 1+ sem cilindros hemáticos

  • Urobilinogênio: normal

  • Bilirrubina, esterase leucocitária e nitritos: negativo

O exame microscópico da urina por campo × 400 revela 0 a 2 leucócitos, 3 a 10 hemácias e raras bactérias. Os exames para detecção de infecções sexualmente transmissíveis são negativos e não cresceu nenhuma bactéria na urocultura.

A urofluxometria revela curva de fluxo urinário com padrão intermitente do jato e esvaziamento vesical quase completo.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....