CDC liberam algumas atividades sem a necessidade do uso de máscara para quem estiver imunizado

Brenda Goodman

Notificação

4 de maio de 2021

Nota da editora: Veja as últimas notícias e orientações sobre a covid-19 em nosso Centro de Informações sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2.

Depois de terem sugerido que novas diretrizes para o uso de máscara ao ar livre estavam por vir, no dia 27 de abril, os Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos oficialmente deram sinal verde para as pessoas que já receberam o curso completo de alguma vacina anticovídica realizarem atividades em ambientes abertos – onde não houver aglomeração – sem o uso de máscara.

"Ao longo do ano passado, nós dedicamos muito tempo dizendo o que os norte-americanos não podiam fazer, o que não deviam fazer", disse a diretora dos CDC, a médica Dra. Rochelle Walensky, em uma coletiva de imprensa na Casa Branca. "Hoje, direi algumas coisas que vocês podem fazer caso já estejam totalmente vacinados."

O presidente dos EUA, Joe Biden, avalizou as novas diretrizes em um comunicado à imprensa logo após o encerramento da reunião dos CDC.

"A partir de hoje, se você tiver tomado todas as doses da vacina e estiver ao ar livre, sem nenhuma grande aglomeração, você não precisa mais usar máscara", disse Biden, acrescentando que "ao fim e ao cabo, está claro: se você estiver vacinado, poderá fazer mais coisas, com mais segurança, tanto em ambientes abertos como em locais fechados".

Biden enfatizou o papel da ciência nessa decisão: "Os CDC puderam fazer esse anúncio porque os nossos cientistas estão convencidos pelos dados de que as chances de contrair de ou transmitir o vírus para alguém são muito, muito baixas se as duas pessoas tiverem sido totalmente vacinadas e estiverem ao ar livre."

Biden também reforçou a importância de tomar a vacina. "Este é outro grande motivo para ir se vacinar agora. Agora", disse.

Os CDC já avisaram há tempos que atividades ao ar livre são mais seguras do que em ambientes fechados.

"A maior parte da transmissão tem ocorrido em ambientes fechados e não ao ar livre. Menos de 10% das transmissões registradas em muitos estudos ocorreram em ambientes externos", acrescentou Dra. Rochelle. "Também sabemos que há um risco de transmissão quase 20 vezes maior em ambientes fechados do que em áreas externas."

A Dra. Rochelle disse que o risco diminuto associado a ambientes externos, combinado com a cada vez mais ampla cobertura vacinal e a queda do número de casos de covid-19 nos EUA motivaram a mudança.

As novas diretrizes chegam junto com o aumento da parcela de pessoas vacinadas nos EUA. Aproximadamente 37% de todos os norte-americanos elegíveis já completaram a vacinação, de acordo com os CDC. Cerca de 54% tomaram pelo menos uma dose.

Vacinados e não vacinados

De acordo com as novas diretrizes, quem não tiver tomado a vacina deve continuar usando máscara em ambientes externos ao se reunir com outras pessoas ou ao jantar na área aberta de um restaurante. E as pessoas vacinadas devem continuar usando máscara ao ar livre em lugares cheios, onde o distanciamento social nem sempre é possível, como em shows ou eventos esportivos.

Nos EUA, as pessoas são consideradas "totalmente vacinadas" duas semanas depois da segunda dose da vacina da Pfizer ou da Moderna ou da dose única da Johnson & Johnson.

Segundo as diretrizes dos CDC, pessoas que moram juntas não precisam usar máscara se estiverem se exercitando ou dando uma volta em lugares abertos. A máscara também não é necessária se você for a um encontro em espaço aberto com poucos amigos e familiares que já tiverem sido totalmente vacinados, quer você tenha recebido a vacina ou não.

As novas diretrizes indicam que, para as pessoas imunizadas, é tranquilo tirar a máscara ao ar livre em pequenas reuniões com pessoas vacinadas ou não, durante a prática de exercícios ou em viagens pelos EUA, mas o documento sugere que pessoas que não foram vacinadas ainda usem máscara.

As diretrizes também indicam que, para as pessoas imunizadas, não há problema em comer sem máscara em restaurantes que tenham áreas externas quando estiverem na companhia de amigos ou familiares, que podem ter sido vacinados ou não. Comer em um restaurante, mesmo do lado de fora, ainda é considerado menos seguro para as pessoas que não foram vacinadas.

Os CDC recomendam que todos usem máscara ao participar de eventos ao ar livre lotados como festivais de rua, desfiles ou shows.

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....