Depressão ainda é desafio diagnóstico para o não especialista

Dra. Aline Serfaty; Dr. Sivan Mauer

Notificação

29 de abril de 2021

 

Uma pesquisa recente da Universidade de São Paulo (USP) publicada no periódico científico PLOS One, mostrou que mulheres, jovens, pessoas com algum histórico de desordem mental e aqueles que ficaram desempregados foram os que mais relataram os sintomas de ansiedade e depressão durante o confinamento. Para o médico não psiquiatra, identificar, encaminhar ou tratar corretamente um paciente com depressão é, quase sempre, um desafio.

Neste episódio do Conversa de Médico, os Drs. Aline Serfaty e Sivan Mauer discutem o tema com um olhar voltado ao não especialista. Partindo da distinção entre um quadro de tristeza e a depressão clássica, a dupla esclarece questões fundamentais do diagnóstico, aborda os diferentes tipos de depressão, fala sobre técnicas de neuroimagem que podem ajudar a guiar o diagnóstico e o tratamento da doença, e aborda o difícil manejo da depressão resistente ao tratamento.

Nota da editora: Veja as últimas notícias e orientações sobre a covid-19 em nosso Centro de Informações sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 .

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

processing....