Teste Rápido: Sinais e sintomas da esclerose múltipla

Dr. Christopher Luzzio

Notificação

19 de abril de 2021

Um olho comprometido pela neurite ótica ou por intermação pode ter visão desfocada. O fenômeno de Uhthoff ocorre com o aumento da temperatura corporal central prejudicando ainda mais a capacidade dos nervos desmielinizados de conduzir os impulsos nervosos. Além disso, os pacientes com esclerose múltipla geralmente sofrem agravamento de outros sintomas, como fadiga, quando expostos a altas temperaturas e umidade. Os sinais e sintomas normalmente regridem quando o paciente está em um ambiente mais frio e menos úmido.

A maioria dos casos de neurite óptica aguda é retrobulbar, com fundoscopia normal. Embora o disco possa apresentar hiperemia leve a moderada, edema grave do disco ou hemorragias acentuadas não são compatíveis com neurite óptica desmielinizante. Normalmente, os pacientes apresentam dilatação leve a moderada do disco óptico.

A neurite óptica é caracterizada por perda de visão de início subagudo que piora em minutos, horas ou dias, causando déficits na sensibilidade à cor e ao contraste, alterações do campo visual e dor. A acuidade visual dos pacientes acometidos costuma ser recuperada; entretanto, os pacientes podem apresentar déficits residuais de visão de cores, contraste ou sensibilidade à luz, ou estereopsia.

Saiba mais sobre as manifestações da via visual aferente na esclerose múltipla.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....