Temas mais buscados em fevereiro de 2021: Confusão mental da covid-19

Ryan Syrek

Notificação

26 de fevereiro de 2021

Cada semana nós identificamos um termo mais buscado, procuramos descobrir o que causou a sua popularidade e fazemos um infográfico sobre uma doença ou quadro clínico relacionado. Se você tiver alguma ideia sobre o que está sendo uma tendência e por que razão, compartilhe com a gente no Twitter ou Facebook!

Os sinais e sintomas associados à chamada "covid prolongada" têm sido uma fonte de preocupação crescente. Uma recente correspondência de pesquisa identificou uma potencial origem para algumas das questões neurológicas associadas ao quadro. Esses achados, junto com notícias sobre as diretrizes e informações sobre um novo banco de dados dedicado aos efeitos neurológicos da doença geraram o tema clínico mais buscado da semana no Medscape.

Um relatório publicado no periódico JAMA Neurology indica a presença de grandes células nos capilares corticais, encontrados nas necrópsias de pacientes que morreram de covid-19, como possível causa da "confusão mental" (ver infográfico abaixo). Os autores afirmam que, até onde sabem, os megacariócitos não tinham sido identificados anteriormente no cérebro. Ao ocluírem o fluxo através de cada capilar, essas células poderiam causar alteração isquêmica em um padrão diferenciado, podendo resultar em uma forma atípica de comprometimento neurológico, sugerem os pesquisadores.

Esta confusão mental é apenas um de muitos sintomas associados à síndrome de "covid-19 prolongada". Os especialistas dizem que para ser considerada uma síndrome pós-covid-19, os sinais e sintomas devem persistir durante ao menos quatro semanas após a fase aguda da infecção pelo SARS-CoV-2. Entretanto, muitos pacientes apresentam sinais e sintomas que duram dois a seis meses ou mais. A fadiga parece ser mais o comum, seguida da dispneia e de outras complicações pulmonares. Também foram descritos sintomas neurológicos, particularmente confusão mental e parestesia em diferentes partes do corpo.

A Organização Mundial da Saúde publicou recentemente a atualização das orientações para o tratamento da covid-19, inclusive para pessoas com sintomas persistentes. Os US. Centers for Disease Control and Prevention estão trabalhando atualmente em diretrizes para o diagnóstico e tratamento de pessoas com síndrome pós-covid e os National Institutes of Health (NIH) também têm mostrado interesse na criação desses protocolos. Dado o grande número de incógnitas sobre a covid-19 prolongada e como as vacinas podem agir, a redação de orientações claras pode levar ainda pelo menos seis meses para se tornar realidade.

No intuito de ajudar este trabalho a progredir, os NIH criaram um banco de dados para rastrear os problemas neurológicos relacionados com a covid-19, inclusive a confusão cerebral. O banco de dados irá catalogar sintomas, complicações e desfechos, bem como os efeitos do vírus nas doenças neurológicas preexistentes. O COVID-19 Neuro Databank/Biobank (NeuroCOVID) é financiado pelo National Institute of Neurological Disorders and Stroke. Foi criado e será mantido por pesquisadores da NYU Langone Health na cidade de Nova York. Os pesquisadores interessados em usar dados e amostras biológicas do banco de dados devem enviar uma solicitação para o NeuroCOVID Steering Committee. Mais informações estão disponíveis na página do NeuroCOVID.

Os casos de covid prolongada estão aumentando, com até 1 em cada 10 pacientes com covid-19 com queixa de persistência dos sintomas durante semanas e meses após o diagnóstico inicial. Algumas pesquisas têm mostrado que a doença pode ser na verdade quatro síndromes diferentes. Pacientes mais velhos com covid-19, em particular, têm dito que enfrentam confusão mental, fraqueza e outras disfunções cognitivas mesmo após a recuperação da fase aguda da infecção. O trabalho dos pesquisadores para encontrar as possíveis causas e elaborar orientações clínicas é compreensivelmente de grande interesse, como evidenciado pelo fato de a confusão mental da covid-19 ter se tornado o tema clínico mais buscado da semana.

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....