Como combater o negacionismo

Dr. Sivan Mauer

Notificação

26 de fevereiro de 2021

 

O Dr. Sivan Mauer, psiquiatra e advisor do Medscape em português recebe o Dr. Julio Croda, infectologista, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e da Yale School of Public Health, para uma conversa esclarecedora sobre o negacionismo que refuta conceitos já estabelecidos por meio de evidências científicas.

Partindo de exemplos bem atuais, como a vacinação e a pandemia de covid-19, a dupla se debruça sobre conceitos da psicanálise, da antropologia, da comunicação e da ciência política para analisar e tentar entender esse movimento de negação da ciência observado no Brasil e em outras tantas partes do mundo.

“Os consensos estão aí para serem derrubados, assim é a evolução natural do pensamento científico, mas isso precisa ocorrer a partir de uma coleção de evidências, e não de uma única evidência pontual que foi pouco estudada ou não foi replicada em nenhum outro lugar”, afirma o Dr. Julio Croda.

Como responder ao negacionismo? Como médico, é possível convencer alguém a deixar de lado crenças tão fortemente influenciadas por agendas políticas, religiosas ou pessoais? Os dois médicos acreditam que sim. Entender as motivações do pensamento negacionista e convidar o debate, com humildade e educação, poder ser o primeiro passo. Ouça o episódio e saiba mais sobre como fazer isso.

Os Drs. Sivan e Julio sugerem algumas referências para os profissionais de saúde que desejam se aprofundar no tema da negação à ciência:

  1. Wheeler, S. & Lord, L. Denial: A conceptual analysis. Arch Psychiatr Nurs 13, 311–320 (1999).

  2. Diethelm, P. & McKee, M. Denialism: what is it and how should scientists respond? Eur J Public Heal. 19, 2–4 (2009).

  3. van der Linden, S. Countering science denial. Nat Hum Behav 3, 889–890 (2019).

  4. Schmid, P. & Betsch, C. Effective strategies for rebutting science denialism in public discussions. Nat Hum Behav 3, 931–939 (2019).

  5. Wilson, S. L. & Wiysonge, C. Social media and vaccine hesitancy. BMJ Glob Heal. 5, (2020).

Nota da editora: Veja as últimas notícias e orientações sobre a covid-19 em nosso Centro de Informações sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 . 

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

processing....