Butantan testará vacinação de toda a população adulta de cidade paulista

Equipe Reuters

9 de fevereiro de 2021

Nota da editora: Veja as últimas notícias e orientações sobre a covid-19 em nosso Centro de Informações sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 .

São Paulo (Reuters) – O Insituto Butantan planeja vacinar contra covid-19 toda a população adulta de uma cidade de cerca de 30.000 habitantes no interior de São Paulo. O objetivo é testar se a vacinação em massa com a CoronaVac reduz a taxa de infecção por SARS-CoV-2, informaram autoridades do instituto e do governo do estado de São Paulo na segunda-feira (8).

O Butantan fará o estudo de vacinação em massa no município de Serrana, no interior do estado, cidade com alto índice de infecção, segundo informa nota enviada à imprensa.

Serrana já é um centro de um estudo longitudinal observacional usado pelo Butantan para avaliar a incidência da infecção por SARS-CoV-2 no Brasil. No final de 2020, testes sorológicos sugeriam que 5% da população já havia sido infectada pelo novo coronavírus, disse o diretor do Butantan, Dr. Dimas Covas, no último sábado (6).

O instituto usará a CoronaVac, desenvolvida em parceria com a Sinovac Biotech, da China, que já vem sendo usada nacionalmente em uma campanha para vacinar os profissionais de saúde da linha de frente e os grupos mais vulneráveis.

Os dados dos estudos de fase 3 no Brasil publicados em janeiro apontaram 50,4% de eficácia geral para a vacina e 78% de eficácia contra doença leve a grave.

Até o momento, nenhum desenvolvedor de vacina publicou evidência direta dos efeitos de seus imunizantes na transmissão do vírus.

“Este é mais um passo importante que trará novas respostas sobre a vacina”, disse o Dr. Dimas Covas na coletiva de imprensa realizada segunda-feira (8), acrescentando que o estudo começaria a vacinação na quarta-feira (10), com os primeiros resultados disponíveis em cerca de três meses.

Gestantes e mulheres amamentando, assim como menores de 18 anos e indivíduos com febre nas últimas 72 horas serão excluídos do estudo.

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE

processing....