Podcast

Metodologia científica: ame-a ou deixe-a

Dr. Bruno Valdigem; Dr. Alfredo Guarischi

Notificação

5 de novembro de 2020

A pandemia de covid-19 vive sua segunda onda e a humanidade segue à espera de uma solução capaz de frear o avanço do recém-descoberto e já tão letal SARS-CoV-2. Para que se produza uma alternativa segura e eficaz em termos de prevenção ou tratamento o caminho é só um: a pesquisa científica. Observar, elaborar hipóteses, testá-las seguindo uma metodologia rigorosa, analisar os dados e submeter os resultados a um processo de revisão por pares. É um processo longo, cansativo, normalmente lento, mas necessário.

Neste episódio do Conversa de Médico, o tema é metodologia científica e o bate-papo é entre o Dr. Alfredo Guarischi, cirurgião oncológico, pesquisador, escritor, e um apaixonado pelo assunto, e o Dr. Bruno Valdigem, cardiologista, advisor do Medscape em português e também pesquisador.

O Dr. Alfredo já inicia a conversa provocando uma reflexão: “Quem tem paixão pela própria hipótese não consegue ter paixão pela pesquisa. Você só pode amar uma delas”, diz o cirurgião.

Usando exemplos como um estudo de 2018 sobre o uso de paraquedas para prevenir morte e traumas graves ao saltar da aeronave, sem esquecer dos desafios do pesquisador e das armadilhas impostas pela máxima “publicar ou perecer”, a dupla percorre questões essenciais sobre a metodologia utilizada em estudos randomizados e com cegamento, os fatores de confusão, os vieses e o real significado clínico da pesquisa na prática médica.

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

processing....