Temas mais buscados em julho de 2020: Vacina contra a covid-19

Ryan Syrek

31 de julho de 2020

A cada semana nós identificamos um termo mais buscado, procuramos descobrir o que causou a sua popularidade e fazemos um infográfico sobre uma doença ou quadro clínico relacionado. Se você tiver alguma ideia sobre o que está sendo uma tendência e por que razão, compartilhe com a gente no Twitter ou Facebook!

Resultados iniciais encorajadores de fase 1 e 2 dos ensaios clínicos com vacinas contra o SARS-CoV-2 chamaram muita atenção nesta semana. O Dr. Anthony Fauci, médico e diretor do National Institute of Allergy and Infectious Diseases nos EUA reiterou sua crença de que provavelmente haverá uma vacina disponível até o final de 2020. Em uma entrevista ao Dr. John Whyte, diretor médico do WebMD, o Dr. Fauci descreveu a rapidez do progresso do desenvolvimento dos imunizantes.

Esses comentários foram acompanhados do lançamento de três conjuntos de dados mostrando respostas positivas a vacinas experimentais. Um estudo de fase 1 com uma vacina da Moderna descobriu que todos os 45 participantes montaram resposta imunitária, sem problemas de segurança importantes. A vacina da Moderna usa RNA mensageiro e os participantes do estudo receberam duas doses com 28 dias de intervalo. Os ensaios de fase 2 estão em andamento, com os de fase 3 previstos para o final de julho.

Um ensaio clínico de fase 1/2 com uma vacina contra o SARS-CoV-2 feito pela University of Oxford, mostrou resultados igualmente promissores. Essa vacina é feita com uma versão inativada de um adenovírus que infecta chimpanzés, geneticamente modificado para que não possa se reproduzir em humanos. Os resultados mostram que a vacina promoveu resposta de células T chegando ao auge 14 dias após a vacinação, e a fabricação de anticorpos em 28 dias. Essa pesquisa também está passando para a fase 3 dos ensaios clínicos.

Resultados de um estudo de fase 2 com outra vacina também com adenovírus foram divulgados recentemente. Pesquisadores chineses descobriram que sua vacina produzia resposta imunitária na maioria dos participantes 28 dias após a vacinação. Embora os achados indicassem não haver problemas de segurança importantes, mais da metade dos participantes já tinha grande imunidade específica ao adenovírus vetor da vacina, o que pode prejudicar a resposta imunitária à vacina. A fase 3 do ensaio clínico está planejada.

Os líderes da Operation Warp Speed, a estratégia acelerada dos Estados Unidos para o desenvolvimento de vacinas, se atêm ao cronograma com meta para o final do ano. Em uma entrevista no Congresso, no entanto, executivos de cinco empresas que trabalham com vacinas contra a covid-19 disseram que a meta prevista para os resultados de dados sólidos é o ano que vem. Esses executivos também disseram que confiam na vacinação como a grande questão em termos de progresso. Eles preconizaram campanhas de esclarecimento e divulgação sobre vacinas contra a covid-19 agora, enquanto as pesquisas ainda estão sendo feitas, a fim de preparar o público em geral para quando elas estiverem disponíveis.

A aprovação de uma vacina contra a covid-19 é sem dúvida um dos progressos científicos mais esperados da história médica moderna. À medida que os ensaios clínicos avançam e a vacinação se torna uma possibilidade cada vez mais real, o tema pode se tornar o maior assunto que já documentamos aqui nas tendências clínicas mais buscadas.

Leia mais informações clínicas sobre a covid-19.

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

 

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....