Nota da editora: Veja as últimas notícias e orientações sobre a Covid-19 em nosso Centro de Informações sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 .
Brasília/ São Paulo (Reuters) - O Brasil aprovou nesta terça-feira ensaios clínicos, a partir de agosto, para uma vacina contra a covid-19 em desenvolvimento conjunto pelas empresas farmacêuticas Pfizer (EUA) e BioNTech (Alemanha) – a terceira vacina a ser testada no país.
Com mais de 2,1 milhões de casos confirmados do novo coronavírus, o Brasil tem o pior cenário do mundo fora dos Estados Unidos, tornando-se o principal campo de testes para vacinas.
“Estamos orgulhosos de ter voluntários brasileiros participando desse esforço global, que pode desempenhar um papel crítico na luta contra a covid -19”, disse Edson Moreira, que liderará os estudos da Pfizer/BioNTech no país, segundo comunicado divulgado pelas empresas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia aprovado estudos para possíveis vacinas desenvolvidas no Reino Unido e na China. Na terça-feira (21), o primeiro voluntário brasileiro foi inoculado com uma possível vacina contra o coronavírus desenvolvida pela chinesa Sinovac Biotech, em São Paulo. A vacina, desenvolvida pela Oxford University e pela AstraZeneca entrou em ensaios clínicos no Brasil em junho.
O país também está tentando garantir o fornecimento de vacinas em potencial, caso elas sejam comprovadamente bem-sucedidas. O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse na terça-feira (21) que estão em andamento negociações com a empresa de biotecnologia dos EUA Moderna Inc para que o Brasil tenha prioridade na compra de uma potencial vacina que a empresa está desenvolvendo. Pazuello informou também que o Brasil já tem um acordo com a AstraZeneca para que a empresa entregue 30 milhões de doses de sua potencial vacina.
A Sinovac concordou em fornecer doses suficientes para imunizar 60 milhões de brasileiros, se a vacina for comprovadamente eficaz. O Brasil também está desenvolvendo possíveis vacinas no mercado interno, que ainda estão em fase de testes pré-clínicos.
(Traduzido por: Equipe Medscape)
Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube
Reuters Health Information © 2020
Citar este artigo: Brasil aprova testes em humanos com mais uma vacina contra covid-19 - Medscape - 22 de julho de 2020.