Jair Bolsonaro anuncia que contraiu o novo coronavírus

Equipe Medscape

7 de julho de 2020

Nota da editora: Veja as últimas notícias e orientações sobre a Covid-19 em nosso Centro de Informações sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 .

 

São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro, 65 anos, disse nesta terça-feira (7), em entrevista coletiva em Brasília (DF) que contraiu o novo coronavírus. A declaração foi dada após a realização de um novo exame na segunda-feira (6) para detecção do novo coronavírus, cujo resultado foi positivo para SARS-CoV-2 (sigla do inglês, Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavírus 2). Apesar da confirmação, o presidente não exibiu os resultados do teste.

“Estou perfeitamente bem”, disse Bolsonaro, usando máscara de proteção facial. O presidente disse que resolveu fazer o teste depois de sentir sintomas leves no domingo (5), com indisposição, febre baixa e dores no corpo. À CNN Brasil, o presidente declarou, na tarde de segunda, que estava com 38 ºC de febre e 96% de taxa de oxigenação no sangue após ter feito exames no Hospital das Forças Armadas, em Brasília.

Bolsonaro afirmou aos jornalistas durante a coletiva que melhorou ao longo da segunda-feira e que tem feito uso dos medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina sob supervisão médica.

“A temperatura baixou para 36,7 ºC. Estou bem, estou normal. Em comparação a ontem, estou ótimo. Estou até com vontade de ar uma caminhada”, disse. O Ministério das Comunicações afirmou, em nota oficial, que "o presidente mantém bom estado de saúde".

Na última sexta-feira (3), o presidente almoçou com ministros e empresários no Palácio da Alvorada. No sábado (4), em companhia do filho Eduardo Bolsonaro e de alguns ministros, ele participou de um almoço comemorativo da independência americana na residência oficial da embaixada dos Estados Unidos em Brasília, onde esteve com o embaixador Todd Chapman. Em todos os eventos houve confraternização com abraços e apertos de mão sem uso de máscara. No fim de semana o presidente também viajou a Santa Catarina, para sobrevoar áreas atingidas por um forte ciclone que causou destruição e mortes no sul do país.

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube

processing....