Nota do Editor:
A série Casos Clínicos aborda doenças difíceis de diagnosticar, algumas das quais não são vistas com frequência pela maioria dos médicos, mas é importante poder reconhecer com precisão. Teste a sua capacidade diagnóstica e terapêutica com o caso deste paciente e as perguntas correspondentes.
História Clínica
Uma mulher de 54 anos de idade procura emergência com quadro de cefaleia intensa, alteração de consciência, náuseas e vômitos ao acordar. A cefaleia é de caráter persistente e início súbito, e persistiu por 36 horas, sem alívio com analgésicos comuns. Ela tem história de tabagismo e depressão.
Exame físico
Paciente sonolenta
Glasgow 13 (3/4/6)
Disartria leve
Responsiva às solicitações verbais
Pressão arterial (PA): 185 × 100 mmHg
Frequência cardíaca (FC): 105 batimentos por minuto (bpm)
Saturação de oxigênio (SatO2): 95% em ar ambiente
Tax: 36,8 °C
Eupneica em ar ambiente
No primeiro momento, foi realizada monitorização respiratória, hemodinâmica e neurológica, prevenindo danos secundários, e foi solicitada a transferência da paciente para a unidade neurointensiva.
A pontuação nas escalas World Federation of Neurological Surgeons Scale (WFNSS); Hunt and Hess e Fisher modificada foram: 2, 3 e 4, respectivamente.
A tomografia computadorizada (TC) de crânio (figura 1) revelou hemorragia subaracnóide (HSA) em múltiplas cisternas, hemorragia intraventricular e hidrocefalia leve.

Figura 1.
Medscape © 2019 WebMD, LLC
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade pessoal do autor e não representam necessariamente a posição da WebMD ou do Medscape.
Citar este artigo: Mulher com cefaleia intensa e alteração de consciência - Medscape - 18 de junho de 2019.
Comente