Homem de 57 anos com dificuldade de deambular sem explicação

Dra. Heidi Moawad

Notificação

22 de fevereiro de 2019

Nota do Editor:
A série Casos Clínicos aborda doenças difíceis de diagnosticar, algumas das quais não são vistas com frequência pela maioria dos médicos, mas é importante poder reconhecer com precisão. Teste a sua capacidade diagnóstica e terapêutica com o caso deste paciente e as perguntas correspondentes.

Contexto

Um homem de 57 anos de idade apresenta dificuldade de deambular há quatro dias, sentindo que seus pés estão como que desajeitados. Ele explica que tropeça nos degraus quando anda, e que precisa segurar no corrimão da escada para manter o equilíbrio ao subir ou descer as escadas de casa. Ele também tem tido dormência e formigamento intermitente nos pés, na perna esquerda e nas mãos há cerca de três meses. Nega febre, sinais de infecção ou lesões recentes. Nega alterações visuais ou cognitivas.

Sua história patológica pregressa revela hipertensão arterial sistêmica bem compensada e alergias sazonais. Ao longo dos últimos 10 anos, ocasionalmente o paciente sentia dormência e formigamento nas mãos e nos pés, sem nenhum padrão particular ou evento deflagrador. Esses episódios tinham resolução espontânea.

O paciente refere quadro infeccioso há quatro anos, do qual disse nunca ter se recuperado inteiramente. Na época, ele procurou atendimento de emergência com febre, tosse e sibilos. Ele foi diagnosticado com um vírus respiratório e liberado para casa. Durante a doença e no mês subsequente, percebeu que a sua deambulação estava desajeitada, como agora. A infecção respiratória melhorou e a marcha voltou ao normal. No entanto, às vezes ele anda de bicicleta para fazer exercícios e depois da doença há quatro anos, ele percebeu que não conseguia mais manter o mesmo nível de controle nas ruas sem pavimentação, como fazia antes da doença.

Ele tem história familiar de hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC) (mãe) e artrite reumatoide (pai).

Exame físico e propedêutica

Ao exame, o paciente é um homem de aparência saudável, sem desconforto agudo. A pele é normal, sem exantemas, lesões, contusões ou pigmentações. Anictérico.

A ausculta respiratória é limpa e a ausculta cardíaca é normal. O abdome é inocente, sem dor espontânea, distensão ou dor à palpação. Pulsos periféricos simétricos.

Ao exame neurológico, não há espasmo ou fasciculações. O exame dos pares cranianos foi normal. Ao exame motor, apresenta diminuição da força nos membros superiores e inferiores registrada como 4/5, com fraqueza um pouco mais acentuada do membro inferior esquerdo. Apresenta diminuição dos reflexos no membro inferior direito, em ambos os membros superiores e nos dois pés; contudo, seus reflexos não estão abolidos. Ausência de sensação vibratória até os joelhos nos membros inferiores e até os cotovelos nos membros superiores. Apresenta diminuição da sensação táctil nos quirodáctilos e pododáctilos. O paciente tem diminuição da sensação de dor nos pés até os tornozelos e nas mãos, com sensação de dor quase normal nos punhos e acima dos punhos. Sua marcha é um pouco instável. Romberg positivo.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....