COMENTÁRIO

Clube de Revista Especial AHA 2018: os destaques em prevenção de eventos cardiovasculares

Dr. Bruno Valdigem

Notificação

16 de novembro de 2018

Neste artigo

Dr. Bruno Valdigem

Nesta seção o Dr. Bruno Valdigem, eletrofisiologista dos hospitais Albert Einstein e Dante Pazzanese, em São Paulo, destaca os estudos sobre prevenção que foram destaque nas sessões Late-Breaking Clinical Trials do congresso American Heart Association (AHA) Scientific Sessions 2018 , realizado em Chicago (EUA).

1. REDUCE-IT

A batalha contra os triglicerídeos continua com o icosapent etil (IE), derivado sintético do ácido etil-eicosapentaenoico (E-EPA) sendo testado em pacientes com triglicerídeos entre 150 e 500 mg/dL.

A redução de eventos cardiovasculares não fatais com o icosapent etil foi demonstrada em um estudo pouco divulgado feito no Japão (JELIS), e reproduzida em uma população mais representativa no estudo REDUCE-IT.

O grupo estudado era formado por 8.179 pacientes randomizados entre os braços de tratamento ou do placebo. A média de idade foi de 64 anos; 28% eram mulheres; 70% faziam prevenção secundária; 6,4% estavam em uso de ezetimibe, e 57% tinham diabetes.

A média da redução dos triglicerídeos no grupo do tratamento foi de 19,7% dos valores iniciais, com média de redução do colesterol LDL de aproximadamente 6,6% e redução de 40% da PCR ultrassensível dos participantes. Ao final de cinco anos o grupo do placebo teve 28% de desfecho primário (morte, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, revascularização ou internação por angina instável) contra 23% no grupo do tratamento. Isso gerou um número necessário para tratar (NNT, do inglês Number Needed to Treat) de 21 pacientes para a redução de um evento.

A redução dos desfechos objetivos, como morte, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio foi de 20% para 16% (desfecho secundário composto).

Para lembrar:
O tratamento da hipertrigliceridemia com icosapent etil reduziu eventos cardiovasculares maiores.

Referência:
A Study of AMR101 to Evaluate Its Ability to Reduce Cardiovascular Events in High Risk Patients with Hypertriglyceridemia and on Statin. The Primary Objective is to Evaluate the Effect of 4 g/Day AMR101 for Preventing the Occurrence of a First Major Cardiovascular Event. - Full Text View - ClinicalTrials.gov. Clinicaltrials.gov. https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT01492361. Published 2018.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....