Teste rápido: o que você sabe sobre demência?

Dra. Helmi L. Lutsep

Notificação

20 de novembro de 2018

A demência ou perda do funcionamento cognitivo e das habilidades comportamentais pode comprometer vários aspectos da vida e das atividades cotidianas. Funções como linguagem, resolução de problemas, memória, percepção visual e outros aspectos relacionados ao autocuidado podem ser alteradas. O controle emocional pode ser difícil, levando a mudanças de personalidade. A demência varia de leve a grave, e os casos estão aumentando como consequência da maior expectativa de vida da população no mundo.

Depois de excluir as causas reversíveis, as quatro síndromes de demência mais comuns (responsáveis por 90% dos casos) são a doença de Alzheimer, a demência vascular, a demência com corpos de Lewy e a demência frontotemporal. Além disso, a comorbidade (coexistência de mais de um processo patológico) é a regra e não a exceção na demência entre os idosos.

Você está familiarizado com os principais componentes da apresentação, da investigação diagnóstica e do tratamento associados às várias causas de demência? Verifique seu conhecimento sobre essa doença cada vez mais comum respondendo ao nosso teste rápido.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....