Nota do editor:
A série Desafios Clínicos inclui casos difíceis de diagnosticar, alguns não encontrados com frequência pela maioria dos clínicos, mas que ainda assim é importante saber reconhecer. Teste suas habilidades de diagnóstico e tratamento no cenário a seguir respondendo às perguntas. Se você tem um caso e quer sugeri-lo para futuros Desafios Clínicos, por favor contate-nos.
Contexto
A paciente tem 25 anos e uma história de cefaleia desde os 15 anos de idade. Atualmente, ela está na 24ª semana de gestação. A gravidez corre sem intercorrências até o momento, exceto pelas dores de cabeça cada vez piores. Horas antes de sentir dor de cabeça, ela se sente muito cansada, fatigada e com leve náusea. Ocasionalmente, antes do início da cefaleia, ela vê luzes cintilantes e em zigue-zague em um dos campos visuais. Esta luz pode ser em qualquer um dos campos visuais. Os sintomas duram de 15-20 minutos, e então ela sente intensa dor de cabeça, unilateral e pulsátil.
Ela tem sintomas acompanhantes como náusea, vômitos ocasionais, fotofobia e fonofobia. Inicialmente, as cefaleias ocorriam uma vez ao mês. Contudo, as cefaleias têm aumentado em frequência desde o início da gestação, e agora ocorrem uma vez por semana. Exceto pelo aumento na frequência, as dores de cabeça têm características similares às de antes da gestação. Cada episódio de cefaleia dura de seis a oito horas, e dormir melhora os sintomas.
Ela não tem outros problemas de saúde e não faz uso de medicações, exceto por ibuprofeno ocasionalmente por causa das cefaleias. Antes da gestação, ela fez uso de sumatriptana com bons resultados. Ela trabalha como contadora e falta ao trabalho duas vezes ao mês por causa das dores de cabeça. Ela nega fazer uso de tabaco ou drogas ilícitas, relata uso ocasional de álcool, e diz que que este uso pode desencadear cefaleias. Ela não fez uso de álcool desde o início da gravidez. A história familiar revela dores de cabeça similares na mãe e no irmão dela.
Exames físico e complementares
O exame geral mostra uma gestante saudável. O exame geral do coração e do pulmão é normal. O exame de fundo de olho revela discos ópticos e parte posterior normais. Exames dos pares cranianos, motor, reflexos, sensorial e de coordenação são normais.
Uma ressonância magnética feita antes da gestação mostra hipersinal em T2 na substância branca subcortical (Figura 1).
Figura 1.
Citar este artigo: Uma gestante de 25 anos com dores de cabeça cada vez piores - Medscape - 28 de agosto de 2018.
Comente