Sinais e sintomas oculares podem ser difíceis de avaliar sem equipamento especializado, mas o conhecimento prático dos diagnósticos mais comuns e mais preocupantes associados a eles pode ajudar a nortear o raciocínio clínico e a escolher estratégias terapêuticas apropriadas.
Este artigo discute os diagnósticos diferenciais e a conduta nos casos de cinco queixas oculares comuns que podem ser vistas no atendimento primário – junto com os sinais de alerta que devem sinalizar ao médico a necessidade de suspeitar de alguma patologia mais preocupante.
"Eu vejo moscas volantes e/ou luzes"
Moscas volantes são extremamente comuns e geralmente são secundárias às mudanças de consistência do vítreo relacionadas com a idade. Os flashes, por outro lado, podem indicar uma etiologia mais séria, porque a tração vitreorretiniana costuma responder pela percepção dos flashes de luz. A retina é estimulada pela tensão do seu repuxamento pelo vítreo, e esse estímulo é registrado como um clarão de luz. A associação de moscas volantes e flashes é mais preditiva de uma etiologia mais preocupante, como o descolamento da retina.
Os fatores envolvidos no aparecimento das moscas volantes e/ou dos flashes são fundamentais para identificar qual é a etiologia mais provável. Perguntar ao paciente se já viu moscas volantes ou flashes; quanto mais longos e mais estáveis os sintomas, menos provável é o descolamento da retina. Os grandes descolamentos da retina também podem causar alterações no campo visual, de modo que os pacientes podem descrever uma "sombra" ou "cortina" em parte da visão, e o exame de campo visual de confronto pode estar alterado. Os descolamentos posteriores do vítreo não comprometem a acuidade visual, porém os descolamentos da retina podem diminuir a acuidade visual se a mácula for atingida.
No caso de pacientes que apresentam moscas volantes e/ou flashes de início recente, é extremamente importante encaminhá-los para um exame de fundo de olho, porque é impossível diferenciar os dois (descolamento posterior do vítreo e descolamento da retina) com base apenas nos sinais e sintomas. Embora alguns grandes descolamentos da retina possam ser detectados ao exame direto com oftalmoscópio, muitos não serão, devido ao limitado campo de visão do instrumento.
Diagnóstico mais comum: Descolamento posterior do vítreo
Diagnóstico mais preocupante: Descolamento da retina
Fatores importantes
Acuidade do início
Sintomas concomitantes, como diminuição da visão ou alterações no campo visual
Pérola clínica
Um paciente com queixas de moscas volantes de início agudo e/ou flashes deve ser encaminhado a um oftalmologista ou optometrista para fazer exame de fundo de olho.
![]() |
Figura 1. Grande descolamento da retina com a mácula aderida. A paciente apresentou perda visual no campo nasal superior e moscas volantes.
Imagem: cortesia de Erika Anderson, optometrista
Citar este artigo: Esses sintomas oculares são comuns ou preocupantes? - Medscape - 10 de agosto de 2018.
Comente