Teste: você está preparado para enfrentar a pielonefrite?

Dr. Vecihi Batuman

Notificação

3 de abril de 2018

A cintilografia com ácido dimercaptossuccínico-tecnécio-99m é quase tão sensível clinicamente como a tomografia computadorizada (TC) helicoidal com contraste na detecção de alterações renais focais durante a pielonefrite aguda em adultos. Contudo, esta modalidade não é muito usada em adultos porque os resultados não são específicos; anomalias focais podem indicar abcesso, cisto, infarto, pielonefrite ou tumor. Nas crianças, a cintilografia com ácido dimercaptossuccínico-tecnécio-99m é o exame de escolha porque implica menor exposição à radiação do que a tomografia computadorizada. É excelente para ajudar a detectar inflamação, formação de cicatrizes e a distribuição da função renal entre os rins.

A tomografia computadorizada helicoidal com contraste (TCHC) é o exame de imagem de escolha para os adultos com pielonefrite aguda. Este exame é mais sensível do que a ultrassonografia e a pielografia intravenosa (que tem apenas 25% de sensibilidade), e pode identificar mais facilmente alterações de perfusão no parênquima renal, alterações na excreção do contraste, líquido perirrenal e doença não renal.

Quando coletada de modo apropriado, a amostra de urina após higiene reflete de forma adequada a microbiologia da urina na bexiga. Esta técnica pode ser realizada ambulatorialmente por mulheres a partir dos seis anos de idade e sem nenhuma deficiência física limitante. A técnica de coleta higiênica também pode ser realizada ambulatorialmente por homens a partir dos seis anos de idade e sem nenhuma deficiência física limitante. As amostras costumam ser confiáveis. O cateterismo implica baixo risco de introdução de bactérias no ambiente normalmente estéril da bexiga. Os casos que justificam esse risco quando uma cultura de urina é necessária são:

  1. Incapacidade de urinar ou dificuldade de eliminar urina mesmo com hidratação

  2. Obesidade importante ou pequenos lábios redundantes nas mulheres

  3. Pacientes doentes que não conseguem executar o procedimento apropriadamente

  4. Realização de algum procedimento urológico durante o qual a amostra pode ser obtida

  5. Crianças entre dois e seis anos de idade (se não for possível coletar uma amostra de urina após higiene com o auxílio do médico)

Piúria é definida como mais de cinco a 10 leucócitos por campo de alta potência em amostra centrifugada a 2.000 rotações por minuto durante cinco minutos. Quase todos os pacientes com pielonefrite têm leucocitúria importante (> 20 leucócitos/campo), embora este número possa ser menor, em particular nos pacientes com pielonefrite subaguda.

Para saber mais sobre a investigação diagnóstica da pielonefrite aguda, clique aqui.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....