Teste: você está preparado para enfrentar a pielonefrite?

Dr. Vecihi Batuman

Notificação

3 de abril de 2018

Os pacientes com abcesso corticomedular renal muitas vezes apresentam calafrios, febre e dor abdominal ou no flanco, e podem ter disúria e/ou náuseas e vômitos. Pode haver leucocitose. Pode haver bacteriúria, leucocitúria, hematúria e proteinúria à medida que os abcessos intrarrenais drenam para o sistema coletor, mas os resultados do exame de urina podem ser normais em até 30% de pacientes. Bacteremia pode ser observada na nefrite focal aguda ou bacteriana multifocal. O abcesso corticomedular está geralmente associado a alguma anomalia do trato urinário, como refluxo vesico-ureteral ou obstrução. Costuma ser causado por Enterobacteriaceae.

O abcesso renal cortical (carbúnculo renal) é uma doença pouco comum, em geral causada pela disseminação hematogênica de Staphylococcus aureus. Microabcessos se formam no córtex renal e coalescem em um abcesso circunscrito que pode ou não se comunicar com o sistema coletor. Esse processo leva de dias a meses.

A pielonefrite enfisematosa, que ocorre com mais frequência nos pacientes diabéticos, é uma forma grave de nefrite bacteriana necrosante aguda multifocal com extensão da infecção através da cápsula renal. Isto leva à presença de gás no parênquima renal e no espaço perirrenal. Os diabéticos (com ou sem obstrução) respondem por 85% a 100% dos casos, embora tenham ocorrido alguns casos em pacientes sem diabetes com obstrução renal. Há mais casos entre as mulheres do que entre os homens (de 2:1 a 6:1).

A pielonefrite xantogranulomatosa é uma forma rara de pielonefrite que está quase sempre associada a obstrução crônica (p. ex., a partir de cálculo coraliforme, outro tipo de cálculo, estenose ou tumor). Em adultos, a razão entre as mulheres e os homens é de 3:1; nas crianças, é de 1,1:1,0. É uma infecção crônica que, por fim, se manifesta com um quadro agudo de febre e dor ou sensibilidade no flanco, e que pode ser complicada por massa no flanco, fístula cutânea, artrite séptica ou hematoquezia, caso tenha se expandido além da cápsula renal. A função renal está ausente (71%) ou comprometida (25%) em quase todos os casos. O diagnóstico da condição é difícil antes da cirurgia.

Para saber mais sobre as complicações associadas à pielonefrite aguda, clique aqui.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....