Teste: o quanto você sabe sobre neutropenia?

Dr. Elwyn C. Cabebe

Notificação

10 de janeiro de 2018

A neutropenia representa uma diminuição dos neutrófilos circulantes no pool não-marginal, o que constitui de 4% a 5% das reservas totais de neutrófilos. A maioria dos neutrófilos está presente na medula óssea, quer como células mitoticamente ativas (um terço) ou células maduras pós-mitóticas (dois terços). A neutropenia é classificada como leve, moderada ou grave, com base na contagem absoluta de neutrófilos (CAN). A neutropenia leve está presente quando a CAN é de 1000 - 1500 células/μl, a neutropenia moderada está presente com uma CAN de 500 - 1000/μl, e a neutropenia grave refere-se a uma CAN inferior a 500 células/μl. O risco de infecção bacteriana está relacionado tanto com a gravidade quanto com a duração da neutropenia.

O risco de infecção grave aumenta à medida que a CAN cai para a faixa de neutropenia grave (<500/μl). O termo agranulocitose é usado para descrever um subconjunto mais grave de neutropenia. A agranococitose se refere a uma ausência virtual de neutrófilos no sangue periférico. Geralmente é aplicada a casos em que a CAN é inferior a 100/μl. A duração e a gravidade da neutropenia se correlacionam diretamente com a incidência total de todas as infecções e daquelas infecções que ameaçam a vida.

Teste seus conhecimentos sobre apresentação, investigação e tratamento de neutropenia e condições relacionadas com este questionário rápido.

Comente

3090D553-9492-4563-8681-AD288FA52ACE
Comentários são moderados. Veja os nossos Termos de Uso

processing....